sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alteração Automática do Status da Matrícula no Badiu GMoodle

    O sistema Badiu GMoodle possibilita alterar  automaticamente o status da matrícula do Moodle através de agendamento de relatório. Isso possibilita monitorar a evasão de forma automática.
    Aqui será feita uma demonstração sobre a configuração  de alteração automática do status com base no perfil de acesso. Os alunos que não acessaram o curso há 10 dias serão classificados como evadidos. Essa classificação será feita diariamente,  através do sistema de agendamento do GMoodle. Então vamos vamos lá. Siga o passo a passo.

1° Passo - Logue no sistema Badiu GMoodle
 Acesse o Badiu GMoodle com uma senha  que tenha permissão para alterar o status da matrícula. O acesso pode ser feito também  do Moodle, através do bloco GMoodle  X-Link.

2° Passo – Acesse a lista de cursos
    Caso tenha logado diretamente no GMoodle, clique no menu Curso para acessar a lista dos cursos. 

 
    Caso tenha feito acesso pelo Moodle através do bloco GMoodle X-Link, não será necessário clicar no menu Curso. Isso porque, ao entrar pelo Moodle,  estará diretamente no ambiente de relatório do curso. Neste caso, pule para o 4° passo.

3° Passo – Escolha um curso
Ao acessar a relação dos cursos, escolha um para alterar o status da matrícula dos participantes. Para isso, basta clicar no link do nome do curso. 

 
4° Passo – Filtre o relatório dos participantes sem acesso
    Ao entrar no ambiente de relatório do curso, a primeira aba a ser exibida é a da matrícula. Nesta aba, filtre o relatório com a relação dos alunos que não acessaram o curso. Para efetuar isso, siga os seguintes passos:

a) Selecione a opção Sem acesso no filtro do relatório, como mostra a figura a seguir:

 
b) Selecione o perfil do  aluno e clique no ícone pesquisa para efetuar o filtro; 

 

5° Passo – Agendar  o relatório filtrado
a) Clique no menu Opções, em seguida, clique no submenu Agendar este relatório:

 
Feito isso, será aberto o formulário de agendamento com o relatório filtrado já configurado.

b) Altere a  data de execução para diária.  Para isso, selecione a opção Diário na caixa de seleção. 

 

Feito isso, será exibida  a caixa de seleção para definir a hora de execução. Essa configuração define que a agenda será executada diariamente na hora definida.

c) Defina  a data de filtro do relatório. O relatório deve filtrar os alunos que não acessaram nos últimos 10 dias. Para isso, selecione a opção Definir intervalo de tempo na caixa de seleção da data, como mostra a figura abaixo: 

 
Ao selecionar a  opção Definir intervalo de tempo, será exibido o formulário para especificar o tempo, como mostra a figura a seguir:

 
Configure o formulário com 10 dias. Isso significa que a data de filtro será sempre calculado 10 dias retroativos à data da execução da agenda. Se a agenda for executada no primeiro dia do mês, o filtro será do dia 21 do mês anterior ao dia de execução. Se for no dia 2, o filtro será do dia 22 do mês anterior ao dia de execução e assim sucessivamente.

d) Configure a ação da agenda. Selecione a opção Atualizar status da matrícula, como mostra a figura a seguir: 

 
Após a seleção, será exibida uma nova caixa de seleção para escolher o novo status. Selecione o status Evadido.  

 
c) Clique no botão Salvar para registrar a agenda na base de dados.

Feito isso, será exibida a relação das agendas cadastradas. Para consultar os detalhes do cadastro, basta clicar na link do id, como mostra a figura abaixo.

 
Ao clicar no link id, serão exibidos os detalhes do cadastro. 

 
    Isso é tudo que precisa ser feito para programar uma agenda de atualização de status. Agora o cron da agenda deve estar configurado para processar a agenda automaticamente todos os dias na hora marcada.

Essa configuração possibilita mapear a taxa de evasão nos cursos do Moodle em tempo real, ou seja, durante o processo de execução do curso e não depois. Para isso, é necessário definir os critérios da evasão. Neste exemplo, o critério que foi adotado é a falta de acesso ao curso durante 10 dias. Essa configuração deve ser feita com muita cautela. Se for mal feita, os relatórios podem fornecer informações falsas. 


Veja Também
Alteração em Lote do Status da Matrícula no Badiu GMoodle
Alteração Manual do Status da Matrícula no Badiu GMoodle 

Status da Matrícula do Moodle Gerenciado no GMoodle
Gerenciamento do Status da Matrícula (Power Point) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário