segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Testar Envio de Mensagem de E-mail no Badiu GMoodle

     O teste de envio de mensagem serve para verificar se a conta de e-mail cadastrada no sistema Badiu GMoodle foi corretamente configurada.

    Para efetuar o teste, será enviada uma mensagem de e-mail com o relatório dos alunos matriculados em um curso. Para efetuar o teste, siga o seguintes passos:


1° Passo - Logue no sistema Badiu GMoodle
 Acesse o Badiu GMoodle com uma senha que lhe possibilite navegar nos cursos. O acesso pode ser feito também  do Moodle, através do bloco GMoodle  X-Link.

2° Passo – Acesse a lista de cursos
    Caso tenha logado diretamente no GMoodle, clique no menu Curso para acessar a lista dos cursos. 


    Caso tenha feito acesso pelo Moodle através do blobo GMoodle X-Link, não será necessário clicar no menu Curso. Isso porque, ao entrar pelo Moodle,  estará diretamente no ambiente de relatório do curso. Neste caso, pule para o 4° passo.

3° Passo – Escolha um curso
Ao acessar a relação dos cursos, escolha um para enviar relatório de matrícula. Para isso, basta clicar no link do nome do curso. 


4° Passo – Enviar relatório de matrícula por e-mail
    Ao entrar no ambiente de relatório do curso, a primeira aba a ser exibida é a da matrícula. Nesta aba, navegue no menu Opções/ Enviar este relatório por e-mail, como mostra a figura abaixo:


5° Passo – Preencha o formulário de e-mail e envie
Ao clicar no menu  Opções/ Enviar este relatório por e-mail, será exibido o formulário de envio de mensagem. Digite o endereço do destinatário. Neste caso, use um e-mail a que você tem acesso para poder confirmar o envio. O campo assunto é obrigatório. Já o de mensagem, não.  Após preencher o formulário, clique no botão Enviar


6° Passo – Confira se a mensagem foi enviada
Entre na sua caixa de e-mail e verifique se o relatório foi enviado. A figura abaixo mostra que a mensagem foi enviada com sucesso. 


Confira o conteúdo da mensagem na figura a seguir.


Se tudo tudo der certo, significa que a conta de e-mail cadastrada no GMoodle está bem configurada.  Podem ocorrer situações em que, mesmo estando bem configurada a conta de e-mail, a mensagem não é enviada. Neste caso, será necessário examinar o log do sistema para identificar  a  causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário