sábado, 24 de setembro de 2011

Status da Matrícula do Moodle Gerenciado no GMoodle

A versão 1.2.1 do GMoodle faz gerenciamento do status da matrícula. Isso soluciona uma grande lacuna da Plataforma Moodle que não faz a categorização da inscrição do aluno.

A inscrição do aluno no curso geralmente é classificada por status. Cada status define a situação do aluno no curso. As classificações mais comuns do status são:
  • Ativo – Aluno em situação regular
  • Desistente – Aluno inscrito que nunca frequentou
  • Evadido – Aluno que iniciou o curso e não terminou
  • Concluído – Aluno que terminou o curso
Essa classificação é de extrema importância para o processo de avaliação e monitoramento do curso. No sistema Badiu GMoodle, não há a possibilidade de alterar o status da matrícula para desistente ou evadido.  A única possibilidade de desativar uma matrícula é efetuar o seu cancelamento, ou seja,  excluir da base de dados.  Deste modo, não há possibilidade automatizar emissão de relatórios gerenciais sobre status da matricula.
A versão 1.2.1 do Badiu GMoodle soluciona esse problema ao implementar  um mecanismo de gerenciamento de status da matrícula das inscrições feitas no Moodle. A instalação padrão do GMoodle vem com a classificação dos seguintes status:
  • Ativo – Aluno em situação regular
  • Desistente – Aluno inscrito que nunca frequentou
  • Evadido – Aluno que iniciou o curso e não terminou
  • Concluído – Aluno que terminou o curso
  • Cancelado – Aluno cuja inscrição foi excluída da base do Moodle
O GMoodle traz uma configuração padrão para os status Ativo e Cancelado. Ao importar dados da base do Moodle para GMoodle, todas as inscrições no curso são lançadas automaticamente com status ativo. As inscrições canceladas no Moodle após a primeira importação são lançadas com status Cancelado. Essa configuração pode ser customizada.
   
 A alteração do status pode ser processada manualmente ou automaticamente. A alteração manual pode ser ser feita pelo tutor ou qualquer outro operador do sistema com permissão de gerenciar cursos. A alteração automática pode ser configurada no sistema de agendamento. Por exemplo, alterar status para evadidos os alunos que não acessaram o curso nos últimos 5 dias.

 
A configuração da Menção pode ser atrelada ao status. Ao processar menção, por padrão, GMoodle atribui  menção sem rendimento a seguintes status: Cancelado, Evadido e Desistente. Essa configuração pode ser customizada.

A correta configuração do status possibilita emitir relatórios de avaliação do curso durante a fase de oferta de curso e após o encerramento. O relatório de status informa a percentagem de alunos evadidos ou ativos no decorrer do curso. O relatório pode ser extraído em nível de um determinado curso no Moodle ou uma categoria de curso. Ao filtrar por categoria de curso, o sistema informa a quantidade de alunos evadidos ou desistente por curso daquela categoria.


O gerenciamento de status das inscrições do Moodle pelo GMoodle, tornou o GMoodle a ferramenta mais completa para gestão do Moodle. 


Veja Também

Gerenciamento do Status da Matrícula (Power Point) 
Alteração Manual do Status da Matrícula no Badiu GMoodle 
Alteração em Lote do Status da Matrícula no Badiu GMoodle 
Alteração Automática do Status da Matrícula no Badiu GMoodle

Nenhum comentário:

Postar um comentário