sábado, 12 de novembro de 2011

Formulário de Configuração do Servidor de E-mail do Badiu GMoodle

Badiu GMoodle usa uma conta de e-mail para fazer conexão com servidor de e-mail.  Todas as mensagens enviadas são processadas a partir dessa conta. A configuração dessa conta requer um cuidado especial. Qualquer dado informado errado como login e senha gerará falha de envio de mensagem.

    O conhecimento de cada campo do formulário de  configuração (figura abaixo)  minimiza as chances de erro.  

Descrição dos Campos do Formulário

Segue uma descrição de cada campo do formulário de configuração. Os dados de cadastro devem ser fornecidos pela equipe técnica que gerencie o serviço de e-mail.

Servidor SMTP
Digite nesse campo  o endereço do servidor SMTP.  Exemplo: smtp.badiu.net. Esse campo é obrigatório.

Porta de Conexão SMTP
Trata-se da porta em que o serviço é disponibilizado no servidor.  A porta padrão do SMTP é 25. Esse campo é obrigatório.

Usuário SMTP
É o login usado para acessar a conta de e-mail. Pode ser o endereço de e-mail completo ou não. Isso depende de cada sistema de e-mail. Se o e-mail for atendimento@badiu.net o usuário pode ser atendimento ou atendimento@badiu.net. O suporte técnico do serviço de e-mail deve lhe informar  qual é a opção correta.  Esse campo é obrigatório.

Senha SMTP
É a senha da conta do e-mail. Esse campo é obrigatório.

Usar Conexão SSL
Essa configuração só deve ser fornecida se o serviço de e-mail exigir uma conexão segura. Verifique isso com o suporte técnico. Se o servidor não tiver suporte ao SSL e essa configuração for ativada, ocorrerá erro.

E-mail padrão do remetente
Digite nesse campo o endereço da conta de e-mail. Se for usado um outro e-mail que não corresponde ao login e senha definidos nos campos anteriores, pode ocorrer erro. Isso depende do servidor do e-mail.

Nome padrão do remetente
Digite o nome do usuário da conta do e-mail. O nome digitado será o remetente das mensagens enviadas.

Usar nome do usuário logado como remetente
Se essa configuração for ativada, o nome  padrão do remetente será substituído pelo nome do usuário que estiver logado no sistema. Em caso de agendamento de mensagens, será substituído  pelo nome do remetente definido para enviar mensagem.

Usar e-mail do usuário logado como remetente

Se essa configuração for ativada, o endereço de e-mail padrão do remetente será substituído pelo  endereço de e-mail do usuário que estiver logado no sistema. Em caso de agendamento de mensagens, será substituído  por e-mail do remetente definido para enviar mensagem. Essa configuração pode causar falha caso o servidor não possibilite substituir o endereço da caixa de saída, ou seja, usar como endereço de remetente um outro e-mail que não seja o da conta que foi usada para se conectar ao servidor.  Evite usar essa configuração se a conta de e-mail for do GMail.


Após a configuração de cada campo, efetue um teste de envio de mensagem para averiguar se a configuração está correta.

Veja Também
Configurar Servidor de E-mail no Sistema Badiu GMoodle 
Usar servidor do GMail no GMoodle

Nenhum comentário:

Postar um comentário