segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Programar notificação dos usuários que não acessaram Moodle

O objetivo deste post é mostrar como usar o sistema Badiu GMoodle para configurar o envio automático de mensagem de notificação aos usuários que não estão acessando a Plataforma Moodle. 

Para efeito de demonstração,  vamos programar uma agenda que deve ser executada todas as segundas feiras às 23:50. Deve ser notificado apenas os usuários que nos últimos 7 dias não acessaram o ambiente do Moodle. Esse agendamento segue a mesma configuração da agenda criada no post http://gmoodle.blogspot.com.br/2013/12/programar-envio-de-relatorios-por-e.html que envia  relatório semanal com a relação  dos usuários que não acessaram o Moodle nos últimos 7 dias.   Como a configuração é similar, vamos reaproveitar a configuração desse post para criar a nossa agenda. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

1° Passo – Crie uma nova agenda a partir de um clone
Para copiar as configurações de uma agenda já cadastrada, siga as instruções no post http://gmoodle.blogspot.com.br/2013/12/programar-uma-nova-agenda-no-sistema_19.html
Feito isso, cada aba do formulário vem com as configurações da agenda que está sendo copiada. Então, altere apenas as configurações que for necessário. 


2° Passo – Escolha a Ação
Nessa aba, altere a ação para Enviar e-mail aos usuários filtrados como mostra a figura abaixo.
 


Também altere o texto da descrição que indique a ação da agenda. Feito isso, clique no botão Avançar


3° Passo – Escolha o tipo de Relatório
Não altere nada nessa aba. Mantenha a configuração, como mostra a imagem abaixo.


Clique no botão Avançar


4° Passo – Filtro de Relatório
Como vamos usar o mesmo filtro, ou seja, listar usuários que não acessaram o site Moodle I nos último 7 dias, não altere nada nessa aba.

  Clique no botão Avançar.

5° Passo – Configurar Mensagem
Nessa aba vamos alterar o assunto e a mensagem que será enviada por e-mail. Cada usuário filtrado no relatório receberá uma cópia da mensagem.  Os campos Cc e Cco se referem aos destinatários que devem receber uma cópia do relatório de notificação. Esse relatório lista todos os usuários que foram notificados e a mensagem encaminhada. A imagem abaixo já mostra o formulário com as configurações alteradas.


 
Observe que na mensagem há a expressão {USUARIO_NOME_COMPLETO}. Essa expressão será substituída pelo nome real do usuário. Assim cada mensagem será personalizada. Para isso, é necessário ativar mensagem personalizada como mostra imagem abaixo.


Estando ok a configuração, clique no botão Avançar


6° Passo – Definir a data de execução
Nessa aba, altere apenas o dia da semana e hora de execução, como mostra a imagem abaixo.  


 Agora a nova agenda já está pronta. Para salvar, clique no botão Finalizar. Feito isso,  a nova agenda será exibida no painel de gerenciamento, como mostra a imagem abaixo. 



Bem, notou que foi fácil criar uma nova agenda a partir de um clone. Agora os alunos serão monitorados caso deixarem de entrar no ambiente Moodle. Essa automatização traz ganhos para equipe de EAD.  O uso do sistema Badiu GMoodle aumenta a eficiência e produtividade na gestão dos cursos online ofertados no ambiente Moodle. 





Veja também

Programar envio de relatórios por e-mail com os usuários que não acessaram o Moodle

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário