sábado, 21 de dezembro de 2013

Programar envio de relatórios por e-mail com os usuários que não acessaram o Moodle

Neste post vamos explicar como agendar o envio automático de relatório de usuário do Moodle pelo sistema Badiu GMoodle.  O relatório deve filtrar a lista de usuários que não estão acessando a plataforma Moodle em um determinado período de tempo. Essa lista deve ser encaminhado por e-mail.  

O objetivo deste post é mostrar passa a passo como programar uma agenda de relatório de usuário.  Para efeito de demonstração, vamos programar uma agenda que será disparada semanalmente, enviando relatório por e-mail, com a relação dos usuários que não acessaram a plataforma Moodle nos últimos 7 dias. 


1° Passo – Crie uma nova agenda
Para programar uma nova agenda, Siga as instruções no post http://gmoodle.blogspot.com.br/2013/12/programar-uma-nova-agenda-no-sistema.html
Esse post explica como chegar no formulário de cadastro da agenda que é composta por 5 abas: Ação,  Tipo de relatório, Filtro de relatório, Mensagem e Data de execução.  

 
2° Passo – Escolha a ação
    A primeira aba é a ação da agenda. Essa configuração define o que deve ser processado. Por padrão vem selecionado a ação Enviar relatório filtrado por e-mail como mostra a figura abaixo. 



Como vamos enviar a lista de usuário que não acessaram o Moodle por e-mail, isso corresponde a ação que já está marcada. Então mantenha a ação selecionada.
O campo descrição não é obrigatório preencher.  É bom preenche-lo com uma descrição da agenda.  Para avançar para a próxima etapa, clique no botão Avançar.
 

3° Passo – Escolha o tipo de relatório
A segunda aba do formulário é para definir o tipo de relatório que deve ser processado pela agenda.
 


    Selecione opção Usuário no campo Tipo de relatório. Isso possibilita abrir formulário de filtro do relatório do usuário na próxima aba. Não precisa selecionar nada no campo Separar relatório por.   Para ir próxima aba, basta clicar no botão Avançar.


4° Passo – Faça o Filtro de relatório
Configure nessa aba os campos de filtro do relatório a ser processado pela agenda.

a)    No campo Nível do filtro selecione a opção Website Moodle. Isso possibilita delimitar os usuários apenas de um determinado website Moodle. No GMoodle podemos ter vários sites do Moodle cadastrado.
 



b) Ao selecionar Website Moodle no nível de filtro, será exibido o campo Website Moodle. Neste campo, especifique de qual Moodle o filtro deve ser feito. Se deixar a opção Sistema marcado, o filtro irá abranger usuários de todos os websites Moodle.

 


c) Selecione a opção Sem acesso no campo Acesso. Isso possibilita filtrar os usuários que não acessaram o Moodle.
 



d) Ao escolher uma opção no campo Acesso, é exibido o campo Data de acesso. Neste campo, escolha a opção Definir intervalo de tempo, como mostra a figura abaixo. Essa opção possibilita definir uma data dinâmica.

 



e) Marcando a opção Definir intervalo de tempo, será exibido mais três campos complementares de filtro.  Nesses campos a configuração deve ficar A partir de 07 dias antes da data de execução da agenda, como mostra a figura abaixo. 



Essa configuração possibilita que  cada vez que a agenda for processada, será feito o filtro dos usuários que não acessaram nos últimos 7 dias, contando da data do processamento.

f) Para avançar para a próxima aba, basta clicar no botão Avançar.

5° Passo – Configurar a Mensagem
Esta aba possibilita configurar a mensagem que será encaminhada por e-mail junto com o relatório. A imagem abaixo mostra o formulários com os campos já preenchidos. 



Digite o  e-mail ou lista de e-mail separado por vírgula no campo destinatário, como mostra a figura acima. Os e-mail especificados nesses campos receberão o relatório.  O campo assunto se refere ao título do e-mail que aparece na caixa de entrada.  A mensagem digitada aparece na caixa de e-mail antes do relatório que será enviado.   Após o preenchimento do formulário, clique no botão Avançar.
 

6° Passo – Definir a data de execução
Essa aba possibilita configurar a periodicidade em que a agenda deve ser executada.  Precisamos a que agenda seja executada uma vez por semana. Então faça configuração como mostra a imagem abaixo.



No campo data de execução, ao selecionar opção semanal, é exibido mais três campos para escolher: dia de semana, hora e minuto. Como mostra a figura acima, ficou configurado que a agenda deve ser executada todas as terças feiras às 6 horas da manhã.
O preenchimento dos demais campos é opcional. Então para finalizar a agenda basta clicar no botão Finalizar. Feito isso, a agenda é gravada na base de dados.  Será exibida na lista de agendas já cadastras como mostra a imagem abaixo.



Em suma, nesses 5 abas configuramos que todas as terças feiras o sistema deve processar o filtro de relatório de usuário que não acessaram a instalação do website Moodle denominado  Moodle I e dispare e-mail automático para as caixas de e-mail configuradas.  


O mesmo procedimento pode ser usado para efetuar outras configurações como a de envio de relatórios dos usuários que acessaram o Moodle. Nesse caso, basta mudar a opção de filtro de relatório. 


Se você for administrador do Moodle, já imaginou receber semanalmente a relação dos usuários que não estão acessando a plataforma Moodle. Isso poupa seu tempo de entrar no Moodle e fazer chegam de forma manual. Essa é a vantagem de usar o sistema Badiu GMoodle.


Veja também 
Programar notificação dos usuários que não acessaram Moodle

Nenhum comentário:

Postar um comentário