domingo, 25 de setembro de 2011

Agendamento de Mensagens e Relatórios do Moodle


    A versão 1.2.1 do GMoodle traz muitas funcionalidades novas. A maior delas é o sistema de agendamento de envio de mensagens e relatórios. Essa funcionalidade possibilita automatizar muitas atividades rotineiras, que são executadas manualmente pelo tutor, como notificar os alunos que não acessaram o curso  ou uma determinada atividade no ambiente do Moodle.

     O funcionamento é simples. Uma vez programado o envio de uma mensagem ou relatório, na data prevista, automaticamente será executada. Deste modo, o tutor pode planejar as mensagens que devem ser enviadas aos alunos antes do curso começar. 

    Para criar uma agenda programada, é necessário definir um conjunto de dados que podem ser classificados em três grupos:
  • Data de Execução
  • Relatório
  • Ação
Data de Execução
A data de execução define se a agenda deve ser executada de forma rotineira ou numa data específica. A execução rotineira é uma execução que se repete varias vezes. Já  a data específica é executada  uma única vez. A execução rotineira pode ser periódica (diária, semanal e  mensal) ou por intervalo de tempo.  A última requer a definição de um intervalo de tempo, o que pode ser definido em minuto, hora, dia e mês. Se o intervalo for definido em dois dias, a agenda será executada a cada dois dias.

    A configuração da data específica pode ser estática ou dinâmica. A estática é quando a agenda deve ser processada numa determinada data. Já a dinâmica, é quando a data de execução é configurada relativa a data de início ou término do curso. Por exemplo, a mensagem de boas vindas pode ser agendada 1 dias antes do início do curso. A configuração do sistema  oferece a possibilidade de agendar um determinado período (minuto, hora, dia e mês) antes ou após o inicio/término do curso.

    Na definição da data, ainda há possibilidade de configurar o período em que a agenda deve ser executada e o tempo de atraso permitido. O período de execução é importante quando se trata de uma agenda rotineira. Por exemplo, uma agenda que deve ser executada toda semana pode ser limitada para ser processada só durante o período de dois meses.

    A configuração da tolerância de atraso possibilita definir o tempo de atraso permitido para uma agenda ser executada. Por exemplo, a mensagem de boas vindas deve ser enviada com até 3 dias de atraso. 

Relatório
    Uma vez definido a data de execução da agenda, é necessário filtrar um relatório. O filtro de relatório tem duas finalidades:
  • Enviar o relatório filtrado no corpo da mensagem
  • Filtrar os usuários que serão destinatários de uma mensagem
  • Alterar  o status da  matrícula dos usuários filtrados
O relatório pode ser filtrado em nível:
  • Categoria do curso
  • Curso
  • Seção ou tópico do curso
  • Atividade do curso
Ação
    Para finalizar  o agendamento, basta escolher a ação.  Há duas alternativas de ação:
  • Enviar relatório por e-mail
  • Enviar mensagem aos usuários filtrados
  • Alterar status da matrícula
A primeira alternativa envia o relatório filtrado para um ou vários endereços de e-mail. Já a segunda envia uma mensagem para todos os usuários filtrados no relatório.   A terceira altera o status da matrícula dos participantes do curso filtrados no relatório. A primeira alternativa pode ser usada para notificar o coordenador do curso sobre  a relação dos alunos evadidos. Já a segunda alternativa pode ser usada para enviar uma mensagem padrão para os alunos evadidos.

    Uma agenda pode ser programada em nível de:
  • Sistema – Todos os websites Moodle cadastrados no GMoodle
  • Website Moodle
  • Categoria de curso
  • Curso
 Por exemplo, se a mensagem de boas vindas for programada em nível de categoria de curso, será executada automaticamente para todos os cursos daquela categoria.

    Uma agenda pode ser classificada como programada e não programada. A programada é  executada automaticamente na data definida. Já a não programada é executada manualmente pelo usuário que estiver operando o GMoodle. Por exemplo, ao filtrar um relatório, o usuário poderá enviá-la por e-mail ou enviar uma mensagem aos usuários filtrados. Neste caso, a agenda é executada na hora, ou seja, com um clique.

    Todas as mensagens enviadas são registradas no sistema. Assim, há a possibilidade de extrair o  histórico de todas as agendas executadas com sucesso e também as que falharam.
Essa ferramenta foi projetada para automatizar muitas atividades rotineiras realizadas pelo tutor que atua no ambiente Moodle. Por exemplo, toda a semana o tutor geralmente deve mapear os alunos que não estão participando e enviar uma mensagem. Essa atividade consome muito tempo, até porque o ambiente do Moodle tem poucos filtros de relatório. Com o GMoodle, isso pode ser automatizado. Assim, o tutor terá mais tempo para cuidar de questões pedagógicas. Neste sentido, o uso do GMoodle pode contribuir par aumentar a qualidade de ensino. 

2 comentários:

  1. Na minha hospedagem só posso enviar 500 e-mail por hora, mas tenho 600 alunos.
    Então pergunto: essas mensagens serão enviadas pelo próprio GMOODLE e irá consumir BANDA do servidor do GMOODLE ou irá consumir banda da minha hospedagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo,

      No sistema Badiu GMoodle você pode configurar a conta de qualquer servidor de e-mail. Até do GMail. Veja como configurar uma conta de servidor e-mail:
      http://gmoodle.blogspot.com.br/2011/11/configurar-servidor-de-e-mail-no.html

      Veja como configurar uma conta do Gmail:
      http://gmoodle.blogspot.com.br/2011/11/usar-servidor-do-gmail-no-gmoodle.html

      Praticamente quase todos os serviços de SMTP tem uma política de limite de envio de e-mail. Tendo uma conta do GMoodle On-Line, o próprio servidor de serviço do GMoodle disponibiliza uma conta SMTP para envio de e-mail para quantidade elevados de usuários. Isso soluciona o problema de limite de e-mail por hora ou por dia.

      Excluir