Neste post vamos mostrar como classificar usuários por empresa para efeito de relatório. Usaremos o recurso agrupamento do sistema Badiu GMoodle.
O agrupamento de usuário por empresa atende a necessidade de filtrar relatórios por empresa. Essa situação é comum quando os cursos no Moodle são ofertados para alunos de diferentes empresas, e a gerencia de cada empresa solicita relatórios de participação dos seus respectivos quadros.
Criar agrupamento por empresa segue a mesma lógica e procedimento descrito no post http://gmoodle.blogspot.com.br/2013/02/criar-agrupamento-de-usuarios-do-moodle.html que explica como criar agrupamento de usuário por cidade. Na prática, a diferença está no nome da classificação. Ao invés da cidade, colocamos empresa.
Para criar agrupamento de usuário por empresa, siga os seguintes passos:
1° Passo - Acesse sua conta do GMoodle
Caso você use o GMoodle On-Line, acesse o endereço da sua conta. Se não acesso o GMoodle do seu próprio servidor.
2° Passo - Acesse o menu Agrupamento
Navegue no menu Opções/ Agrupamento
3° Passo - Adicionar novo Agrupamento
Como mostra a figura abaixo, nenhum agrupamento foi criado ainda. Para criar um novo agrupamento, clique no botão Cadastrar Novo
4° Passo – Criar agrupamento pai
Vamos criar o primeiro agrupamento como agrupamento pai denominado Empresa. Preencha o formulário como mostra a figura abaixo.
Escolha a opção Usuário no campo tipo. Como mostra a figura acima, o agrupamento pode ser de categoria de curso, curso e usuário. No nosso caso vai ser do tipo usuário.
Clique botão Salvar ou Salvar e Fechar para processar o cadastro. A primeira opção salva os dados e limpa o formulário para receber novo cadastro. A segunda já salva os dados e fecha o formulário. Criamos agrupamento Cidade como raiz, ou seja, o agrupamento pai para os demais agrupamento. O nome das cidades devem ficar dentro desse agrupamento.
5° Passo – Criar agrupamento filho com nome das empresas
a) Uma vez criado o agrupamento raiz, vamos criar os sub agrupamentos com nome de cada empresa. Para isso, clique no botão Cadastrar Novo como mostra a figura abaixo.
Caso no 4° passo você tenha clicado no botão Salvar, não será necessário clicar no botão Cadastrar Novo uma vez que o formulário de cadastrado ficará aberto para receber novo cadastrado.
b) Efetue o cadastro da empresa como mostra a figura abaixo.
No campo Agrupamento pai, selecione a opção Empresa, o agrupamento raiz cadastrado no 4° passo. Qualquer agrupamento pode ser considerado agrupamento pai. No campo tipo, selecione a opção Usuário. Preencha o campo e-mail caso prenda disparar e-mail automático para empresa com relatórios de participação dos usuários usando sistema de agendamento. Feito isso, clique no botão Salvar ou Salvar e Fechar.
c) Repita os procedimentos a) e b) para efetuar cadastro das outras empresas. Neste exemplo cadastramos mais duas empresas. O nome das empresas cadastras são fictícias.
5° Passo – Adicionar usuários ao agrupamento
Agora que já criamos os agrupamentos, vamos adicionar os usuários a cada agrupamento.
a) Vamos vincular os usuários à empresa Lax Engenharias LTDA. Para isso, clique no link Lax Engenharias LTDA como mostra a figura abaixo.
Feito isso, será exibido o detalhe de agrupamento da empresa Lax Engenharias LTDA.
b) No detalhe de agrupamento, como mostra a figura abaixo, ainda nenhum usuário foi vinculado. Para adicionar, clica no botão Cadastrar Novo, como mostra a figura abaixo.
c)Selecione os usuários a serem vinculados à empresa Lax Engenharias LTDA marcando a caixa de seleção, como mostra a figura abaixo.
Após selecionar, clique no botão Adicionar ou Adicionar e Fechar. A primeira opção salva os dados e limpa o formulário. A segunda já salva os dados e fecha o formulário. Ao clicar no botão Adicionar e Fechar será listada a relação de usuários selecionados, como mostra figura abaixo.
d) Para voltar à lista de agrupamento para selecionar outra empresa e, clique no botão Voltar.
Ao clicar no botão voltar será exibida a relação dos agrupamentos com dados atualizados. Como mostra a figura abaixo, a da empresa Lax Engenharias LTDA 3 usuários cadastrados.
e) Para cadastrar usuários nas outras empresas, repita os mesmos procedimentos do item a) a d).
Neste exemplo, vinculamos 3 usuários no agrumamento Lax Engenharias LTDA, 6 em J Indústria LTDA e 10 em LMXI LTDA, como mostra a coluna Quant. de itens. A coluna Quant. de Subitens mostra a quantidade de itens cadastrado nos agrupamentos filhos. Sendo assim, o agrupamento pai Empresa tem ao todo 19 usuários vinculados como mostra a figura abaixo.
O valor 19 é a soma de todos os usuários cadastrados nos agrupamentos filhos.
Neste exemplo vimos como criar agrumamento de usuários por empresa. O mesmo procedimento pode ser adotado para criar agrupamento de curso e também da categoria do curso.
O agrumamento serve como um filtro de pesquisa. É uma classificação padronizada de dados não só para filtrar relatório como também para agrupar dados do relatório. Essa funcionalidade possibilita ao GMoodle customizar vários tipos de relatório, superando assim as limitações do Moodle no que tange ao relatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário