quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Programar envio de relatórios por e-mail com a relação dos alunos que não acessaram o curso do Moodle

Neste post vamos explicar como programar envio automático de relatório dos alunos que não estão acessando o curso no ambiente Moodle pelo sistema Badiu GMoodle.

A programação da agenda deve ter as configurações definidas na tabela abaixo:


Ação
Enviar relatório filtrado por e-mail
Relatório
      1- Alunos de todos os curso com status em andamento;
      2- Alunos ativos;
      3 -Alunos inscritos no curso há mais de 10 dias;
      4 -Alunos que não acessaram o curso há 10 dias;
Data de execução
Todos os dias às 4 horas da manhã

A configuração definida acima possibilita disparar e-mail com relatório dos alunos que não acessaram o curso nos últimos 10 dias.  O envio do e-mail será diário. A data de filtro de acesso será dinâmico, ou seja, conta 10 dias anterior da data de execução. Por exemplo, se hoje for dia 20, o relatório filtra alunos sem acesso desde dia 10. Já a amanhã dia 21, o relatório filtrará alunos sem acesso desde dia 11.

Para efetuar essa configuração, siga os passos abaixo:

1° Passo – Crie uma nova agenda 
Para programar uma nova agenda, siga as instruções no post http://gmoodle.blogspot.com.br/2013/12/programar-uma-nova-agenda-no-sistema.html 
Esse post explica como chegar no formulário de cadastro da agenda.

2° Passo – Escolha a ação
A primeira aba é ação da agenda. Essa configuração define o que deve ser processado. Por padrão vem selecionado a ação Enviar relatório filtrado por e-mail como mostra a figura abaixo.

Mantenha a ação padrão selecionada já que vamos enviar a lista de matrícula dos alunos que não acessaram o Moodle por e-mail.

O campo descrição não é obrigatório preencher.  É bom preenche-lo com uma descrição da agenda.  Para ir para a próxima etapa, clique no botão Avançar.

3° Passo – Escolha o tipo de relatório
A segunda aba do formulário é para definir o tipo de relatório a ser processado pela agenda.

a) Selecione opção Matrícula no campo de relatório, como mostra a imagem abaixo.



b) No campo Separar relatório por, não selecione nada, como mostra a figura abaixo.



Não selecionar nada instrui ao sistema para executar  um único relatório de matrícula e enviar por e-mail. Se escolher opção curso, para cada curso será executado um relatório de matrícula e enviado por e-mail.

Para ir para a próxima aba, basta clicar no botão Avançar.

4° Passo – Faça o Filtro de relatório 
Nessa aba será exibido o formulário de filtro do relatório da matrícula como mostra a figura abaixo.

Nesse formulário devemos processar os filtros como define a tabela abaixo:


Campo
Opção que dever ser marcado
a) Nível de filtro
Sistema
b) Status do curso
Em andamento
c) Status da matrícula
Ativo
d) Acesso
Sem acesso
e) Data de acesso
10 dias contando a partir da data de execução da agenda
f) Data de inscrição
10 dias contando a partir da data de execução da agenda

Segue abaixo a configuração de cada item.
a) No campo Nível do filtro selecione a opção Sistema, como mostra a figura abaixo;

b) Especifique o status do curso.  Marque a opção Em Andamento, como mostra a figura abaixo;

c) Logo após, especifique o Perfil, marcando a opção Aluno, como mostra a figura abaixo;

d) Selecione a opção Sem acesso no campo Acesso, como mostra a figura abaixo.

 Isso possibilita filtrar os usuários que não acessaram o curso.

e) Ao escolher uma opção no campo Acesso, é exibido o campo Data de acesso. Neste campo, escolha a opção Definir intervalo de tempo, como mostra a figura abaixo.

Essa opção possibilita definir uma data dinâmica. Marcando a opção Definir intervalo de tempo, será exibido mais dois campos complementares de filtro.  Nesses campos a configuração deve ficar Definir intervalo de tempo de 10 dias antes da data de execução da agenda, como mostra a figura abaixo.

Essa configuração possibilita que a cada vez que a agenda for processada será feito o filtro dos usuários que não acessaram nos últimos 10 dias contando da data do processamento.

f) Para evitar que alunos recém inscritos que ainda não acessaram sejam filtrados, é necessário configurar a data de inscrição para filtrar apenas alunos inscritos há pelo menos 10 dias. Para isso, no campo Data de inscrição, seleciona a opção Definir intervalo de tempo, como mostra a figura abaixo.


Essa opção possibilita definir uma data dinâmica. Marcando a opção Definir intervalo de tempo, será exibido mais dois campos complementares de filtro.  Nesses campos a configuração deve ficar  intervalo de tempo de 10 dias depois da data de execução da agenda, como mostra a figura abaixo.

Essa configuração possibilita que a cada vez que a agenda for processada será feito o filtro dos usuários que foram inscritos há mais de 10 dias contando da data do processamento.

g) Antes de clicar no botão Avançar para ir para a próxima tela, confira se todos os filtros foram efetuadas, como mostra a figura abaixo.



5° Passo – Configurar a Mensagem
Esta aba possibilita configurar a mensagem que será encaminhada por e-mail junto com o relatório. A imagem abaixo mostra os campos que devem ser preenchidos.

Digite lista de e-mail separado por vírgula no campo destinatário. Os e-mails especificados nesses campos receberão o relatório.  O campo assunto se refere ao título do e-mail que aparece na caixa de entrada.  A mensagem digitada aparece na caixa de e-mail antes do relatório que será enviado.

6° Passo – Definir a data de execução
Essa aba possibilita configurar a periodicidade em que a agenda deve ser executada.  Precisamos a que agenda seja executada todos os dias às 4h da manhã. Então siga os seguintes passos:
a) Selecione opção Diário no campo  Data de execução, como mostra a imagem abaixo.


Feito a seleção da opção Diária, será exibida os campos hora e minuto como mostra a figura abaixo.

b) Selecione o campo hora, mancando a opção 4h da manhã, como mostra a figura abaixo.

O campo minuto não precisa de alteração já que vem com o valor padrão zero.

c) Para finalizar a agenda basta clicar no botão Finalizar. Feito isso, a agenda é gravada na base de dados.  Será exibida na lista das agendas já cadastras como mostra a imagem abaixo.

Em suma, nesses 5 abas configuramos que todos os dias o sistema deve processar o filtro de relatório de alunos que não acessaram o curso e dispare e-mail automático para as caixas de e-mail configuradas.
Se você for for tutor ou coordenador pedagógico, já imaginou receber diariamente  a relação dos usuários que não estão acessando o curso. Isso poupa seu tempo de entrar no Moodle e fazer essa chegam de forma manual. Isso é uma das vantagens de usar o sistema Badiu GMoodle.

4 comentários:

  1. Boa tarde!

    Estou testando o sistema e após a configuração conforme o tutorial não é disparado nenhum e-mail pelo sistema. As configurações do servidor de e-mail já foram realizadas e um teste de envio de e-mail em outras funcionalidades do sistema foi realizado com sucesso. Apenas na agenda nada acontece.
    O que poderia estar faltando?

    Estou usuando a versão Gmoodle 1.2.1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagener,
      Deve ser um bug que que já foi mapeado na configuração da data de inscrição. Desative esse campo. Veja mais detalhes no fórum http://forum.badiu.net/mod/forum/discuss.php?d=27&parent=92

      Excluir
  2. Olá Lino! Fiz as observações recomendadas e ainda sem sucesso, coloquei o print da tela no forum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,
      Analisei o print de tela tudo parece estar ok. A hipótese mais provável é que o cron não esteja rodando. Para investigar possíveis causa, veja resposta no fórum http://forum.badiu.net/mod/forum/discuss.php?d=27&parent=94

      Excluir