sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Indicadores de Monitoramento de Acesso no Moodle: tempo de acesso, quantidade de acesso e quantidade de visita

    O sistema Badiu GMoodle emite relatórios com cálculo de tempo de acesso, quantidade de acesso e quantidade de visitas dos usuários (aluno, tutor e outros) na Plataforma Moodle. A combinação desses três indicadores oferece informação sobre o perfil de acesso dos alunos, tutores ou qualquer outro usuário do ambiente do Moodle. Além disso, possibilita também monitorar em qual material didático ou atividade do curso ocorreu mais acesso e os alunos permaneceram mais tempo. 

    Para explicar o significado de cada variável, é necessário antes explicar como a Plataforma Moodle faz tratamento de log. Por padrão, o Moodle vem configurado para efetuar registro de log. Essa configuração habilita o sistema para fazer um rastreamento de cada ação dos usuários. Assim, cada clique é registrada na base de dados. Todos os detalhes de navegação  e acesso são registrados. 


    O sistema Badiu GMoodle usa a base de dados de log do Moodle para extrair relatórios com foco mais gerencial. Emite vários tipos de relatórios. Em alguns relatórios há informações sobre:

1)Tempo de acesso
2)Quantidade acesso
3)Quantidade de visita

Tempo de Acesso

    O tempo de acesso é uma medida em escala de tempo que define o tempo de permanecia do usuário no  ambiente do Moodle. É calculado pela diferença de intervalo de tempo de cada clique. Cada clique representa acesso a um recurso/atividade ou material didático. O tempo de permanência numa atividade é calculada pela diferença da data do clique de entrada com o clique de saída. O tempo de entrada é a data registrada ao clicar no link de uma atividade. Já o tempo de saída é a data registrada no clique seguinte.

    O intervalo de tempo dos dois cliques é o tempo e permanência. O processo de navegação começa com o login no Moodle e termina com o logout, ou seja,  quando o usuário sai. A soma de todos os intervalos de tempo sobre a sequência de cliques   indica a quantidade total em hora que o aluno permaneceu no curso, nos tópico do curso e nas atividades do curso. 
   
Quantidade de Acesso
    Quantidade de acesso é a totalidade dos cliques efetuados no sistema Moodle. Representa quantidade de recursos acessados ou a intensidade de navegação, ou seja, a mudança de um link para outro. Enquanto o tempo de acesso calcula o intervalo de um clique para outro, a quantidade de acesso é a soma dos cliques. A combinação desses dois indicares possibilita fazer leitura da interação do aluno com o material didático.

    Quanto maior for o tempo de acesso e quantidade de acesso, podemos interpretar que ocorreu muitos cliques com intervalo de tempo maior entre um clique e outro. O intervalo de tempo é o momento que a tela ficou parada, ou seja, possivelmente o momento da leitura do usuário. Já se o tempo de acesso for muito baixo em relação a quantidade de acesso, podemos interpretar que ocorreu poucos momentos de leitura do usuário. Isso se aplica nos tipos de atividades que o aluno faz online. Não se aplica a  um arquivo que o aluno  faz download para ler offline.

Quantidade de visita
    É considerada uma visita apenas quanto o usuário efetua o login no Moodle. O aluno entrada no Moodle através da autenticação de login e senha. Cada entrada  é computada como uma vista. Quantidade de visita é a totalidade de login efetuada no Moodle. A quantidade de login, uma vez comparada com a quantidade de acesso e tempo de acesso possibilita mapear o perfil do aluno. Se a quantidade de visita for muito próximo a quantidade de acesso, isso significa que praticamente o aluno entrou e saiu. Não chegou a explorar as atividades do curso. 

Níveis Relatórios
    A plataforma Moodle é sistematizado em  vários níveis. No sistema GMoodle, os relatórios são organizados nos seguintes níveis:

Sistema – Nível global do GMoodle. Incorpora todos os ambientes do Moodle cadastrados no GMoodle;

Global - Nível global de um determinado ambiente do Moodle;

Categoria de curso
-  Nível  de categoria de curso de um determinado ambiente do Moodle;

Curso – Ambiente de  curso;

Seção do curso  - Seção ou tópico de curso. Uma seção é composta por um conjunto de recursos ou atividades;

Recurso/Atividades
– Material didático e atividades disponibilizas no ambiente do curso;
Usuário – Representa dados de um usuário cadastrado tanto em um ambiente ou vários ambientes da Plataforma  Moodle;

Matrícula
– Inscrição do usuário no curso. Representa dados de um determinado aluno/tutor em um determinado curso;

O Badiu GMoodle filtra relatórios de acesso e tempo de acesso em cada um desses níveis. O relatório de visita é computado apenas nos níveis do sistema e global. Para efeito de ilustração, segue os relatórios que podem ser extraídos do GMoodle e que fornecem informações do tempo de acesso e quantidade de acesso em diferentes níveis.

1-Relação de Websites Moodle Cadastrados no GMoodle
Nível: global



Esse relatório exibe a quantidade de visita e de acesso de cada plataforma Moodle cadastrado no GMoodle. 

2- Gráfico de acesso de  um ambiente Moodle

Nível: global  

 
Esse gráfico exibe o fluxo de acesso e visita mensal. A linha azul representa quantidade de visita e a vermelha, a quantidade de acesso. Quanto mais distante a linha vermelha estiver em relação a azul, significa que os alunos/usuários navegaram bastante (deram muitos cliques)  a cada vez que visitaram (logaram) o ambiente Moodle.

Esse relatório pode ser extraído em todos os outros níveis. A informação sobre quantidade de visita é uma informação que é registrado apenas no nível do sistema ou global.


3 - Relatório do do curso
Nível: curso

 

No painel de informações de curso, há dados sobre quantidade de acesso e tempo de acesso como mostra a figura acima contornada em vermelho.


4 - Seção/tópicos do curso
Nível: curso

 

Esse relatório mostra quantidade de acesso e tempo de acesso de cada tópico ou seção do ambiente de um curso.

5  - Atividade do curso

Nível: curso

 

Esse relatório mostra quantidade de acesso e tempo de acesso de cada recuso ou atividade existente dentro do ambiente de um curso.

6  - Lista de matrícula
Nível: curso


Esse relatório mostra quantidade de acesso e tempo de acesso de cada participante (alunos, tutores e outros) matriculado em um curso. Esse mesmo relatório pode ser extraído em nível da categoria de curso.


7  - Relatório de Matrícula – Filtro  dados da matrícula de um determinado participante

Nível: Matrícula


 

Esse relatório traz todas as informações de um participante de um determinado curso. Pode ser aluno, tutor ou outro perfil de matrícula. Como mostra a figura acima, a aba Recurso/Atividade exibe o tempo de acesos e quantidade de acesso do aluno em cada atividades disponibilizado no ambiente do curso. A aba seção exibe o mesmo relatórios sobre cada tópico do curso.



8 - Log de acesso da matrícula – de uma aluno no ambiente de um curso

Nível: matrícula

 


Esse relatório mostra o log de acesso de um determinado participante do curso. Para cada registro de log, há informação sobre tempo de permanência, como mostra a coluna destacada em vermelho.

A combinação dos  três indicadores: quantidade de visita, tempo de acesso e quantidade de acesso possibilita mapear e monitorar a participação do aluno no curso.  Possibilita identificar quais atividades os alunos deram mais importância. Esses indicadores devem ser avaliados em conjunto e não de forma isolada. Devem ser confrontadas e analisadas com outros indicadores como nota do aluno nas atividades e metodologia do curso e  processo avaliativo.

    Por exemplo, se os alunos tiveram nota baixa numa atividade e  tempo de acesso e quantidade de acesso forem elevados em comparação com as outras atividades,  podemos levantar a hipótese que os alunos estão com dificuldade para entender o conteúdo da atividade. Já tendo nota baixa,  tempo de acesos e quantidade de acesos baixo em comparação com as outras atividades, é sinal que possivelmente os alunos não deram tanta importância ou não tiveram tempo para apreciar o material didático.

    Bem, o sistema GMoodle fornece indicadores quantitativos de análise sobre a participação dos alunos no ambiente Moodle. Esses indicadores servem de auxilio para fazer uma análise quantitativa do curso e também qualitativa quando forem associados a outros variáveis tais como perfil dos sujeitos de aprendizagem, tutoria, natureza do material didático, contexto de ensino/aprendizagem, metodologia do curso etc.   

    Aproveite a ferramente GMoodle para monitorar o desempenho nos cursos do Moodle. Mais indicadores de análise serão implementadas. Dê sua sugestão para ampliar ainda mais a potencialidade dessa ferramenta.

8 comentários:

  1. Qual a versão do GMOODLE para mostrar o tempo de acesso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali,
      A versão 1.2.1 do sistema Badiu GMoodle já contempla a funcionalidade de tempo de acesso. Se a versão que está usando é inferior a 1.2.1, recomendo atualizar.

      Excluir
  2. Olá Badiu, o próprio Moodle não possui esse relatório de quanto tempo o usuário permaneceu logado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por padrão o Moodle não vem com relatório sobre tempo de permanência de acesso. Pode ser que nas versões futuras isso possa ser incorporado. Há um plugin no repositório do Moodle que faz contagem do tempo de acesso. Esse plugin não usa a mesma metodologia de contagem que o sistema Badiu GMoodle.

      Excluir
  3. Iremos adquirir futuramente a licença de uso do GMoodle através de licitação.
    Qual seria esse plugin? Saberia me dizer Lino? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorenzzo,
      Descobri aqui o plugin que faz cálculo do tempo de acesso no Moodle. Veja o link: https://moodle.org/plugins/pluginversions.php?plugin=block_dedication

      Excluir
  4. Não consigo baixar o gmoodle e nem realizar cadastro para pois ocorre erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniella
      Houvi uma pequena instabilidade com o nosso site, mas já resolvemos o problema , agora você pode acessar no link abaixo e efectuar o cadastro e o download do sistema Gmoodle.

      http://www.badiu.net/nportal/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=16

      Excluir